quarta-feira, 30 de maio de 2012

Comércio em Belo Horizonte se mantém saudável


O comércio de bens, serviços e turismo de Belo Horizonte demonstra saúde financeira nos últimos meses. Os números da Sondagem do Comércio Lojista – abril de 2012, realizada pela Fecomércio Minas, revelam que, em março deste ano, 47% dos empresários realizaram vendas maiores e 35% realizaram vendas iguais ao mês anterior (82% do total).

Conforme explica a gerente do Departamento de Economia da Fecomércio Minas, Silvânia Araújo, as análises neste início de ano sinalizam que o consumo manterá seu vigor. Medidas de estímulo como, por exemplo, a redução da taxa de juros, poderão ser um combustível para isso. “O que reforça este otimismo por parte dos empresários foi os resultados extremamente satisfatórios obtidos no fim do ano. Diversos fatores como o aumento da renda, taxas de desemprego em baixa e crédito acessível, aliado à redução do preço de alguns bens, contribuem para a formatação de uma moldura econômica favorável ao consumo”, explica.

A Sondagem de Opinião mostra que, na série histórica, o número de empresários que esperavam vendas melhores ou iguais em relação ao mês anterior aumentou consideravelmente. Em fevereiro, esse número ficou em 50% e em março, 53%. Na comparação entre abril de 2011 e abril deste ano, 51% dos empresários tinham a expectativa de vendas melhores e 43% esperavam pelo menos igualar com o ano passado.

O vigor financeiro das lojas reflete também no mercado de trabalho. Em março, 91% dos empresários mantiveram a equipe de trabalhadores. Dos entrevistados, 3% aumentaram o quadro e 6% reduziram. Para abril, 95% dos empresários planejavam manter a equipe. Silvânia Araújo comenta que “o atual cenário de economia tem acirrado a demanda por trabalhadores qualificados. Portanto, o desafio é reter os talentos conquistados e manter a qualidade dos serviços prestados”.

Fonte: Fecomércio Minas

2 comentários:

  1. Além do péssimo atendimento, a desorganização do escritório reflete no atraso das dívidas e do pagamento dos funcionários que não conseguem ficar muito tempo na empresa por conta disso e de vários outros problemas. Enrolam para pagar até mesmo o acerto.

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  2. Além do péssimo atendimento, a desorganização do escritório reflete no atraso das dívidas e do pagamento dos funcionários que não conseguem ficar muito tempo na empresa por conta disso e de vários outros problemas. Enrolam para pagar até mesmo o acerto.

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